O Ano lectivo-2022 foi formalmente aberto no di 31 de Janeiro em todo o país. A cerimónia central teve lugar em Chinonaquila, posto administrativo da Matola-Rio, distrito de Boane, província de Maputo, onde se prevê a inauguração de uma escola.
Baptizada com o nome Engenheiro Filipe Jacinto Nyusi, a nova escola secundária possui 48 salas de aula, devidamente equipadas, um bloco administrativo, uma sala de informática, um laboratório, uma biblioteca e salas de jogos. A mesma será inaugurada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano promoveu em cada distrito uma escola para acolher a cerimónia de abertura do ano lectivo-2022.
Com a abertura oficial no dia 31 de janeiro, o primeiro trimestre deste ano vai até 06 de Maio. O segundo trimestre começa a 16 de maio e tem o seu término a 8 de Agosto; e o último vai de 29 de Agosto a 18 de Novembro.
A realização de exames no Ensino Primário será entre os dias 14 e 22 de Novembro e, no Ensino Secundário, de 28 de Novembro a 9 de Dezembro.
De acordo com o director geral do Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação, Ismael Nhêze, com a nova Lei do Sistema Nacional de Educação, aprovada em 2018, o ensino primário passou a ter dos ciclos de aprendizagem. O Primeiro vai de 1ª à 3ª classe e o segundo de 4ª à 6ª classe.
A partir do ano de 2022, a 6ª classe encerra o ensino primário. Em 2023 a 7ª classe passa a pertencer ao ensino secundário geral”, esclareceu.