O Gabinete de Prevenção e Combate às Drogas (GPCD) em Sofala está a apostar na realização de palestras em diferentes escolas do ensino secundário ao nível da cidade da Beira, visando sensibilizar os adolescentes a absterem-se do consumo de substâncias psicoativas.
A informação foi partilhada ao nosso Jornal pelo Director Provincial do GPCD, António Semente, no âmbito das celebrações da semana internacional da luta e combate às drogas, que teve o seu início na segunda feira, cujo término será no sábado.
Segundo o nosso entrevistado, a realização deste programa com adolescentes consiste em sensibilizar, aconselhar, bem como promover acções de saúde preventiva.
O director disse ainda que as acções deste grupo são pelo facto de ainda estar desprovido de informação sobre os riscos e prejuízos que o consumo de drogas pode trazer à sua vida.
De acordo com o nosso entrevistado, o adolescente ainda não tem um carácter definitivamente formado. Não sabe se posicionar perante algumas depressões e influências, sejam de amigos, ou de qualquer outras pessoas.
Já os adultos, segundo António Semente, são pessoas que estão mais consciencializadas e informadas sobre o perigo de envolverem-se em situações de desempenho para a sua saúde.
“Se um dia um adulto tornar-se viciado no consumo de drogas será por iniciativa própria, pois ele conhece os perigos que advém desse facto. Então, estamos preocupados com os adolescentes e jovens que ainda não têm muita informação sobre o assunto”, explicou.
Fonte: Jornal Notícias, Quinta feira. Data: 23 de Junho de 2022. Pág. 05