Os intervenientes do sector da Educação na província de Tete foram orientados a estudar formas adequadas de por termos ao consumo de drogas por alguns alunos, sobretudo nas escolas do nível secundário.
A recomendação foi feita pelo director do Gabinete do Governador de Tete, Romeu Sandoca, que falava durante a III Reunião Provincial de Planificação do sector, recentemente realizada na cidade de Tete.
“Estudem os mecanismos que podem ser adoptados de modo que as nossas escolas não virem palcos preferenciais ao consumo de drogas, tal como tem vindo a ser relatado. Diagnostique o fenômeno e encontrem as melhores soluções possíveis”, encaminhou.
Acrescentou que a preocupação do sector deve, igualmente estar nos resultados das acções, de modo aqui se possa continuar a transformar a escola num lugar seguro, motivador e inclusivo para todos os alunos, em particular a rapariga.
Referiu que o sector da Educação está a crescer na província, destacando que houve uma evolução na rede escolar de 1.286 escolas em 2019 para 1.382 em 2023. Quanto ao efectivo, subiu de 700.978 alunos matriculados no sistema educacional em 2019 para 829.048 em 2023, um crescimento de 18,3 por cento.
Acrescentou que no subsistema de alfabetização e Educação de Adultos (AEA) houve um crescimento de 41.583 alfabetizados em 2019 para 42.006 em 2023, sendo estes dados motivos de satisfação para o Executivo provincial, não obstante o desafio que tem registado.
Entre os aspectos negativos que tem comprometido o normal discurso da acção governativa nesta parcela dos pais, realçou o absentismo de alunos e professores, bem como a exiguidade de salas e mobiliários.