Descrição
ESTUDOS CURRICULARES
Formação de professores e assuntos transversais
Os Estudos Curriculares constituem uma área de pesquisa que está a desenvolver-se de forma dinâmica na Universidade Pedagógica. A Faculdade de Ciências de Educação e Psicologia (FACEP) criou em 2012 o Doutoramento em Educação/ Currículo e, desde essa altura, os professores e os estudantes estão empenhados na produção de reflexões e pesquisas relevantes para a o desenvolvimento de currículos que conduzam a uma melhoria na qualidade da educação em Moçambique e no mundo. As linhas de pesquisa têm sido orientadas para o desenvolvimento de temas como: Teorias e Desenvolvimento Curricular; Políticas Educacionais; Reformas Curriculares; Gestão Curricular; Formação de Professores; Currículo, Pós-Modernidade, Estudos Culturais e Estudos Pós-Coloniais; Currículo e Novas Tecnologias; Currículo, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e complexidade; Currículo e Desenvolvimento Sustentável; Reformas Curriculares, Avaliação Educacional.
De entre vários assuntos antes apontados, o presente livro resulta da compilação de Pesquisas sobre a “Formação de Professores e Assuntos Transversais”.
Os autores debruçam-se sobre matérias relacionadas com a formação dos professores, lançando os seus pontos de vistas resultantes de estudos feitos, observações, leituras e análises, numa perspectiva unânime de contribuir para a melhoria da formação de professores e qualidade de construção de conhecimentos, bem como do ensino e aprendizagem dos Temas Transversais.
A formação de professores é abordada atendendo tanto a aspectos metodológicos e estratégicos mais particulares, como também a aspectos filosóficos, políticos, ideológicos, sociais e culturais.
A formação de professores não pode deixar de lado os aspectos transversais e, por essa razão, foi necessária a introdução de Temas Transversais que visam abordar as principais questões sociais, culturais, económicas e ambientais que preocupam o Ser Humano neste início do séc. XXI.
A introdução de Temas Transversais foi motivada pela percepção de que os conteúdos classicamente abordados nas disciplinas não estavam a permitir explicar os vários fenómenos actuais nem sequer adiantar soluções aos problemas que estão fora da escola, relacionados com situações como a cidadania, a violência, as desigualdades sociais, linguísticas e culturais, a violação dos direitos humanos, entre outras.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.