Alcance Editores, no Alcance de uma Educação de Futuro
Alcance Editores, no Alcance de uma Educação de Futuro
Alcance Editores, no Alcance de uma Educação de Futuro

MÊS DA MULHER – Nampula aposta na alfabetização

PROVÍNCIA de Nampula está a apostar na alfabetização da mulher, para que se liberte dos tabus e explore ao máximo, as oportunidades existentes à sua volta, na persistente luta pela igualdade de gênero.  

A mulher desde ponto do País clama, por outro lado, por uma maior presença nos órgãos de tomada de decisão, no quadro do compromisso governamental de equidade do gênero de “50/50”.

O mês da mulher foi lançado no passado dia 4 de Março, em Vilankulo, Inhambane, pela esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, e vai culminar com a celebração do Dia da Mulher Moçambicana, a 7 de Abril próximo, período que está a ser usado para refletir sobre como enquadrar e aproveitar as potencialidades deste grupo social.

A directora provincial do Gênero, Criança e Acção social em Nampula, Albertina Ussene, sublinhou a este próprio que o primeiro desafio para a mulher moçambicana é garantir a sua instrução, de modo a perceber e saber explorar, em profundidade, as oportunidades que se abrem no contexto da aposta do país na promoção da igualdade de gênero.

Segundo afirmou, a igualdade de gênero só pode ser real e entendida pela mulher como um imperativo se ela for instruída.

Acrescentou que a meta do Governo é que até 2030 haja oportunidades iguais para homens e mulheres em todas esferas, particular mente, no que diz respeito ao empoderamento econômico e cargo de chefia e direcção.

A recém-eleita secretaria provincial da OMM em Nampula, Leoneta Ribeiro, afirmou que neste mês da mulher destaca-se o 8 de Março, que é reflexo do sofrimento e da escravidão a que a mulher esteve sujeita no passado ano passado e durante muito tempo, na luta pelos seus direitos ser humano.

Destacou que, hoje, a mulher está livre está da opressão do homem machista e tudo fará para que a igualdade de gênero seja uma realidade, em memória das mulheres que iniciaram essa marcha, nos Estados Unidos, Ouvida pela nossa Reportagem, a professora Cândida Chirindza, da escola Secundária de Teacane, nos arredores da cidade de Nampula, manifestou satisfação pelos avanços alcançados e destacou conquistas como o reconhecimento e o empoderamento da mulher que são importantes ganhos.

Este ano, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado sob o lema “igualdade hoje para Sustentabilidade amanhã”.       

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Outras Publicações

A Alcance Editores presenteou a Direcção Provincial de Educação de Maputo com 2.000 livros escolares de ensino primário, para apoiar o desenvolvimento educacional.

A Alcance Editores presenteou a Direcção Provincial de Educação de Maputo com 2.000 livros escolares de ensino primário, para apoiar o desenvolvimento educacional.

A Alcance Editores interpreta o lema em prol de uma educação de futuro com a sua responsabilidade social e hoje, 14 de junho de 2022, presenteou a Direcção Provincial de Educação de Maputo com 2.000 livros escolares de ensino primário, para apoiar o desenvolvimento educacional. Não é suficiente, mas esperamos possa contribuir para as escolas […]

Ação de promoção de leitura na Escola Secundária da Polana

Ação de promoção de leitura na Escola Secundária da Polana

 A AEMO e a Alcance Editores fizeram ontem, dia 23 de Março, uma ação de promoção de leitura na Escola Secundária da Polana, celebrando o Dia Mundial da Poesia. A leitura como base para a educação. Alcance Editores no alcance de uma educação de futuro.

Encontro com os Autores

Encontro com os Autores

Alcance Editores, promove um encontro entre os autores, de forma a dialogar com os mesmos, ouvir as suas preocupações, as suas sugestões, opinões e críticas e sobre a evolução da nossa literatura e o seu panorama actual.

Entrar